news

PARQUE HORTO DE MARUIPE. ABANDONO?

CADÊ A SEGURANÇA NO PARQUE?


IMAGEM: Ivanildo Miranda

Um parque de tamanha importância e em um local estratégico da capital (Vitória) representa mais que um simples significado de “parque”. Representa o que há de melhor em qualidade de vida de uma população. Demonstra o quão é importante conciliar a natureza e as pessoas em uma cidade grande. Este parque poderia se chamar Horto de Maruípe. O que outrora foi o orgulho de uma região inteira
(Maruípe), hoje já não se pode dizer o mesmo. Pois sim, estamos falando do parque Horto de Maruípe em Vitória.


Está localizado na Região de Maruípe, mais concentrado no Bairro da Penha, foi inaugurado em 1995 e possui uma área de aproximadamente 50.000 m2 e é uma das áreas verdes mais antigas da capital. Seu horário de funcionamento é de : terça a domingo, das 5 às 22 horas (informações da PMV).


ABANDONO


A palavra mais apropriada para o momento chama-se abandono. Como as aparências são tudo para políticos desinteressados pelo que é popular – depois de eleitos, claro-, e que não se manifestam quando não há reação de cidadãos na desordem pública, a impressão que fica é de aparência dando a sensação de estar tudo bem, tudo ok.

Os serviços que já existem na prefeitura, como limpeza, jardinagem, etc., são utilizadas no parque, dessa maneira dar-se a impressão de que está sendo bem cuidado à primeira vista, porém, após um breve passeio por suas dependências, constata-se que o abandono pelo órgão público municipal responsável pela segurança e ordem do parque estão totalmente ausentes.

Segundo o morador da região e frequentador do parque desde sua inauguração, J.S.M. De 47 anos, o parque está totalmente sem segurança e a desordem é geral: 
 Não se tem segurança, pois quando fazemos caminhadas, o que mais se ver são usuários de drogas consumindo diversas drogas, além do que, estão roubando os poucos animais que sobraram, como os patos e alguns peixes.

Dona M.J.K. 62 anos frequentadora assídua do parque relata: 
 Antes existiam regras para os frequentadores, mas hoje as pessoas fazem o que quer, trazem animais que sujam o parque e não estão nem aí. Fora isso a falta de segurança está nos afastando e quando entramos aqui ficamos sempre com medo.




Por: Ivanildo Miranda




Fonte de dados específicos sobre o parque: Prefeitura Municipal de Vitória

Nenhum comentário