news

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO INSUFICIENTE NO BAIRRO

precisa-se de DENTISTA 




O Bonfim é o nono maior bairro de Vitória, capital do Espírito Santo, com 7.106 habitantes (censo2010). Hoje sem sombra de dúvidas essa população é bem maior e crescendo a cada ano.
Pois bem, este bairro tem uma pequena Unidade de Saúde pra atender esta população que se quer tem uma sala de vacina e/ou laboratório. Muito pequena e que ao longo de sua existência, teve apenas uma ínfima reforma de ampliação que foi um anexo para comportar sala dos Agentes de Saúde, administrativo, auditório e dentista.


Nosso blog tem uma reportagem sobre a construção da nova Unidade de Saúde do Bonfim que não saiu do papel (clique aqui e veja o post). Pensamos que, se os novos presidentes dessa comunidade realmente querem ajudar o bairro, poderiam lutar por essa causa.
Estas informações são para ilustrar o que pretendemos abordar, que diz respeito ao atendimento odontológico na Unidade de Saúde do bairro.


Uma das maiores reclamações da população do Bonfim é exatamente sobre a falta de vagas na agenda do dentista. As pessoas costumam reclamar entre si e muitas vezes – na maioria-, reclamam e até ofendem os funcionários da Unidade de Saúde por não conseguirem acessar o atendimento odontológico. Imaginem que a falta de informação e também o desinteresse por essas informações faz com que a população se torne cega no sentido de não entender o verdadeiro problema dessa falta de vaga e conseqüentemente a falta de acesso a consultas odontológicas.


Bom, pelas informações acima citadas, falamos de um único anexo para dentista, ou seja, apenas uma cadeira de dentista. Falamos do número de população do bairro do último censo que é de mais de sete mil pessoas, fazendo do Bonfim o nono bairro mais populoso dessa capital. Imaginem agora toda essa população tentando acessar um único profissional dentista de uma pequena Unidade de Saúde desse bairro.


É exatamente o que você pensou agora. Se torna impossível o acesso dessa população ao tratamento odontológico em sua totalidade. Hora, se Vitória vive informando ao Brasil, através de seu prefeito Luciano Resende,  o quanto a saúde de seus moradores é bem sucedida em atendimento e que serve de referência quanto a gestão, então pressupomos que tem algo errado em relação a isso, pois um bairro com uma população tão alta, que está jogado a própria sorte em relação a um atendimento básico bucal e que a população está totalmente insatisfeita, qual a solução?

Será que essa população não sabe se posicionar, reclamar, denunciar corretamente? Se unir e buscar o bem comum que é de direito?

Uma coisa é certa, a população precisa abrir a boca e gritar sua insatisfação, não apenas para a própria prefeitura, mas pras mídias, jornais, etc. Buscar os presidentes comunitários para algo maior que picuinhas diárias que estamos acostumados a presenciar agora muito mais através de aplicativos e grupos de pessoas que pensam mais no seu próprio umbigo ou em algo que o incomoda no momento atual e não de uma forma geral e maior como por exemplo a falta de acesso ao dentista.   



Nenhum comentário